Tutorial - Openfiler parte 1

O que é Openfiler?

Openfiler é um software de armazenamento open source que instalado a hardwares mais modestos podem se tornar em poderosos servidores NAS (Network Attached Storage), com uma interface amigavel e ótimas opções de gerenciato de discos, compartilhamentos e com integração com o AD e LDAP que iremos abordar na segunda parte. link direto de download: imagem ISO de instalação (x86/64)

Instalação

Em nosso laboratório utilizamos o 2 discos de 1 TB SATA em um servidor IBM x3200 (hardware de menor porte é suportado) e vamos configurá-los em RAID-1.
Após as etapas iniciais durante o boot da instalação do Openfiler iniciamos o gerenciador de partições, ele nomeia os discos como hda e hdb (o nome pode mudar em sua instalação mas sempre distintos). Bom para começar vamos criar a partição /boot primeiro:

  1. Escolha a opção Manually partition with Disk Druid.
  2. Click New.
  3. Selecione as seguintes opções:
    • File System Type: Software RAID
    • Allowable Drives: hda
    • Size (MB): 102
    • Additional Size Opt ions: Fixed Size e clique em OK.
Agora, repita o primeiro passo (a partir do item 2) para os discos rígidos demais, hdb (selecionando na etapa 3). Depois disso, faça uma partição de RAID-1 a partir de ambas as partições individuais:

  1. Clique em RAID.
  2. Selecione Create a RAID device [default=/dev/md0] , e clique em OK.
  3. Selecione as seguintes opções:
    • Mount Point: /boot
    • File System Type:
    • RAID Device: md0
    • RAID Level: RAID1
    • RAID Members: hda e hdab (marcados)
    e clique em OK.
Essa é a nossa primeira partição do RAID-1. Agora, repita todos os passos para a partição /. Para a partição swap, crie em ambos os discos, mas não crie uma partição RAID-1 para eles (basta escolher File System Type: swap no passo 3 e pule o passo 4, 5 e 6).
O restante do espaço do disco rígido é deixada para ser configurado através da interface web Openfiler. Continue o processo de instalação informando os ips na interface para o acessso via web.


Depois que o servidor já foi iniciado, você verá um endereço IP de onde poderá chegar a interface web. Antes de irmos lá, basta entrar como root no terminal.

Se por acaso infelizmente um dos discos rígidos falhar, devemos torná-los bootaveis. Isso pode ser feito com o GRUB (GRand Unified Bootloader):

$ grub
device (hd0) /dev/hda
root (hd0,0)
setup (hd0)
device (hd1) /dev/hdb
root (hd1,0)
setup (hd1)
quit

Após os comandos, algumas mensagens de alertas podem aparecer fique calmo pois não são erros. Enfim este erro não é comum mas é bom estarmos preparados.

Vamos também pegar as ultimas atualizações para o Openfiler usando o sistema de atualização rPath.

updateall $ conary

No próximo post, vou discutir a configuração do Openfiler através da interface web. Vamos criar grupos, usuários, partições e é claro ... integração com o AD!


Obrigado e até logo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Dicas Admin
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere