Tutorial - Openfiler parte 3

Acessando o Openfiler

No meu post anterior, fui até a instalação básica do Openfiler.Nestqa parte final, vou demonstrar uma configuração através da interface web para criar usuários, partições e niveis de acessos aos mesmos. Inicialmente acesse com o endereço que foi incluido no primeiro passo durante a instalação como um exemplo: https://192.168.0.120:446/admin/status.html ele irá solicitar as credencias de acesso padrão; usuário: openfiler - senha: password, ao acessar você receberá um aviso de segurança, você pode ignorá-lo (ou adicionar uma exceção para ele). A partir daqui vamos fazer tudo pela interface web.

1. Entre com o usuário e senha citados (não se esqueça de mudar mais tarde).
2. Navegue até: Services > Manage Services, e clique em Enable nos seguintes serviços:

  • SMB / CIFS server (para habilitar os compartilhamentos)
  • Rsync server
  • ACPI daemon
  • NFSv3 server

3. No painel esquerdo clique em Rsync Setup
4. Na opção IP address selecione o endereço do servidor Openfiler em seguida clique em Apply.

Partições, volumes e grupos de acesso

Nós ainda não temos nenhum espaço de armazemanento, agora vamos criar uma partição para compartilhar com um determinado grupo (que será usado os 2 discos em RAID1):

  1. Navegue até: Volumes> Block devices.
  2. Em Edit Disk, clique no: / dev / hda
  3. Desloque-se para criar uma partição no / dev / hda, selecione:
    • Mode: Primary
    • Partition Type: RAID array member e clique em Criar.

Repita este procedimento para / dev / hdb.

  1. Navegue até: Volumes > Software RAID.
  2. Scroll down to Create a new RAID array . Desloque-se para criar um array RAID novo.
  3. Em Select RAID array type , selecione: RAID1 (mirrored).
  4. Confira ambos os dispositivos, e clique em: Add array.

Agora com a Raid criada vamos criar um grupo com o nome "dicasadmin", que será composto por três volumes mas citarei apenas a criação de um deles o "FileServer". Os outros dois são utilizados para fins diferentes como por ex.: "Repository" e "Backup". Dentro do "FileServer" teremos 2 partes: "Admin" (para nós proprietários) e "Projetos" (para cada usuário autenticado).

  1. Navegue para: Volumes > Volume groups.
  2. Em Create a new volume group, preencha o nome do grupo de volume (eu escolhi "Dados"), verifique o volume disponível e clique em Create volume group.
  3. Navegue até: Volumes > Add volume.
  4. Desloque-se para criar um volume em "Dados", preencher o tamanho desejado, (nome que eu escolhi "FileServer"), deixe ela em XFS, e clique em Create.

Eu não usei o tamanho máximo usei apenas 630GB no meu caso o restante você pode adicionar sem riscos dos arquivos já existentes ou utilizar o espaço livre para outros volumes com outro compartilhamentos. Agora que criamos os compartilhamentos temos que torna-los acessiveis para o grupo ou usuário desejado. Vamos criar os Shares.

Configurando os compartilhamentos

Agora os volumes estão criados e prontos para serem disponibilizados. Antes vamos adicionar uma faixa de IP que terá acesso ao compartilhamento, caso contrário elas ficaram indisponíveis.

  1. Navegue até: System > Network Access Configuration .
  2. Preencha todos os campos. (192.168.1.0 como Host, 255.255.255.0 a Netmask, e para todos os clientes em 192.168.1.* range range que terá acesso aos compartilhamentos).
  3. Clique em Update.


Aqui vamos fazer uma parte que é fundametal, compartilhamentos.

  1. Navegue até: Shares.
  2. Clique em "FileServer"(o nome do seu compartilhamento), acesse a sub pasta e a nomeie (Escolhi "Admin"), e clique em Create Sub-folder.
  3. Clique na sub pasta criada, e clique em Make Share.

Isso trará uma outra pagina onde iremos escolher os grupos e compartilhamentos:

Abaixo em Share Access Control Mode verifique se Controlled access está habilitado (se não estiver, clique em enable e depois em Update).

  1. Mais abaixo selecione Group access configuration.
  2. Agora, selecione o grupo de administradores ou o grupo que deseja habilitar o acesso e clique na frente de seu nome na opção PG (Primary Group) e RW (Read/Write access).
  3. Para os demais usuários, deixei em NO (No Access) marcado para não terem permissão de acesso.
  4. Clique em Update.
  5. Desça abaixo em Host access configuration.
  6. Selecione RW sobre SMB/CIFS (Read/Write accesso para a range-IP do compartilhamento. as outras opções podem ficar como estão).
  7. Clique em Update.


Repita o processo para os demais compartilhamentos que eventualmente você pode criar e selecione os seus respectivos grupos de acesso.

Terminamos, no Windows voc$e pode acessar o compartilhamento usando o endereço IP ou o nome Netbios previamente definido, (ie. \\192.168.0.100 ou \\openfiler.

Qualquer dúvida pode ser postada no blog. Até a próxima.

Obrigado.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright 2009 Dicas Admin
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere